13 de maio de 2010

Jogos virtuais: Até que ponto está tudo bem?


Bom, hoje estou aqui com um post de um amigo muito querido por mim!

Ele é novo (não tão novo) no dihitt e pela simpatia que ele exala,

ficamos amigos rapidamente!


É aquele tipo de pessoa que ficamos encantadas quando conhecemos, um homem doce, respeitoso, inteligente e observador. Um cara carismático e simples, e além de tudo isso é bonito!


Estou falando do Douglas Ponciano, do blog Jogos de Mario, ele é de Rio das Ostras, que fica no Rio de Janeiro, mora num paraíso... veja só como é lá:



Deu vontade de ir pra lá tirar umas féria não é?

Conversa vai, conversa vem... O convidei para um guest post!

Fica aqui o convite pra quem quiser conhecer os blogs desse rapaz, o Jogos de Mario e o blog Jogar Sempre! E aproveite e leve o banner! Eu já levei pro meu blog!


Mas agora a palavra fica com o convidado:

SOBRE MIM: Sou uma pessoa em uma constante busca pela própria evolução, costumo refletir meu próprio caráter e tento sempre contribuir positivamente para a vida das pessoas ao meu redor (incluindo as que estão na net, claro :). Aos poucos estou descobrindo tudo o que o site Dihitt tem de melhor... E esse melhor certamente não é apenas o site em si, mas principalmente as pessoas incríveis que fazem parte dele! Em pouco tempo de participação conheci pessoas extraordinárias aqui.... Obrigado por vocês me receberem de braços abertos. :)
Não vou me estender, se queres saber mais sobre mim, fique a vontade para conversar comigo... Quem sabe seremos grandes amigos. :)
Abraços!


SOBRE MEU BLOG: O Blog Jogar Sempre surgiu como uma forma de falar sobre informática, tecnologia, programas e tal... E atrair pessoas na net que curtam os mesmos assuntos... Quando o criei tinha o nome "Informática e Tecnologia". Cheguei a mudar o endereço três vezes, mas chega. :) Depois comecei a escrever também sobre o que minha infância teve de melhor: Jogos de videogame... :) E como se não já estivesse variando demais, escrevi alguns posts sobre bem estar. Devido ao meu lado digamos mais espiritual ou sei lá como se define isso :D
Convido você que está lendo este breve texto a visitá-lo sempre! :)



SOBRE O GUEST POST: Este Guest Post surgiu como um convite da minha *magnífica* amiga Juliana Ramires, ela que está entre as pessoas mais especiais que conheço por aqui no Dihitt! Juh, valeu mesmo pelo carinho! Não somente pelo guest post, mas por fazer parte da minha vida diariamente, por tua sinceridade e por compartilhar comigo todas as suas lindas qualidades ;)
Agora vamos ao post:

Jogos virtuais: Até que ponto está tudo bem?


Desde os anos 80, os jogos de computador e videogames não param de crescer. A cada ano, jogos mais bonitos, modernos e divertidos são lançados, e conquistam legiões de fãs cada vez maiores. Com isso, surge uma nova tendência entre crianças e jovens: eles estão trocando as ruas, o campo de futebol e outros eventos “reais” com amigos, pela cômoda vida em seus quartos onde passam horas e horas de frente para a tela. Afinal, quais seriam os prós e os contras resultantes dessa nova era?





Muitos estudos científicos surgem na mídia com frequência, apontando benefícios para os adeptos de tais diversões. Podemos citar, por exemplo, a pesquisa da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Segundo eles, os tão populares FPS (Jogos de tiro em que você se movimenta na ”visão” do personagem), são responsáveis pelo aumento de cerca de 20% da capacidade visual dos jogadores.


Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade do Texas, revela a contribuição dos jogos em favor do humor, memória, concentração e até da coordenação motora. O estudo indica que aqueles que jogam com certa freqüência, e mantém o hobbie mesmo com o passar dos anos, amenizam os processos mentais negativos decorrentes do envelhecimento.









Por outro lado, nem tudo são flores. Esta diversão aparentemente inofensiva pode tornar-se fator prejudicial à saúde quando não se tem controle sobre ela e se transforma em vício. Hoje há casos de adolescentes, principalmente no Oriente, que sofrem de mau-humor, indisposição e até mesmo depressão, que em situações mais graves chega a ser necessária a internação.


O que fazer, então, para aproveitar este tão agradável lazer sem abrir mão de uma vida saudável? Um sábio médico uma vez me disse durante minha infância: “Filho, aprenda uma coisa: Tudo o que é demais, faz mal”. Que possamos, então, aproveitar a vida com alimentação saudável, exercícios físicos, filmes legais, momentos bons com a família, amigos, etc. E... Por que não? Com todos os jogos que você adora! Claro, com consciência e moderação. :)


Texto: Douglas Rodrigues Ponciano




5 comentários:

  1. Amiga Juliana, eu sempre gostei de games, e agora, com os jogos virtuais, ficou bem melhor. Mas também acho que tudo na vida deve ser dosado, e nada de exageros. Se saber usar, não vai faltar, dizia meu saudoso pai. É assim que eu faço, e ensino ao meu filho também. Jogamos, brincamos, mas tudo na medida certa. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Bem, Juliana e Douglas:

    Eu já fui viciado em Pro Evolution Soccer (2009 e 2010) em PC até que algo de muito sério aconteceu:

    Meu gamepad (controle de jogo) quebrou!! Aí, num acesso de ira santa, acabei com o corpo moribundo do gamepad, arremessando-o à parede mais próxima...kkkkkkkk

    O que posso dizer é que vicia mesmo, até pq quando o jogo, realista ou não, te faz transferir para tela (não digam os viciados que é mentira!!) as qualidades que são necessárias na vida cotidiana, as quais não se tem coragem de empregar: perseverança, garra, raciocínio rápido.

    Foi assim que a humanidade evoluiu: transpondo situações adversas...mas na vida real!! Quanto mais "fácil" a vida se torna, mais difícil ela se fica!! Pq não se exercita o necessário e o melhor de nossa personalidade, e qto mais tendemos à inércia, mas a comodidade se torna enfadonha.

    A comodidade deve ser para nós como recompensa de um trabalho duro, e não como um vício!!

    Abçs aos dois!!

    Ebrael.

    ResponderExcluir
  3. Um joguinho de primeira pessoa, Call Of Dut, Crisis, Metro são uma diversão e tanto para mim.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Ju,

    Parabéns pelo guest post.

    Eu adoro joguinhos virtuais, principalmente os infantis, e sempre que posso dou uma jogadinha... rsss

    Teve uma época em que eu era viciada, literalmente, em video game... mas aí eu pensei, e dei uma paradinha, pois não fazia mais nada a não ser jogar os games, e só ficava feliz se chegasse até o final... rsss

    Hoje não faço mais isso não, e sei dosar muito bem essas coisas, mas jogar é muito divertido, e eu adoro...

    Adorei!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  5. No que tange à segurança, é até melhor mesmo que os filhos passem o dia em casa jogando esses jogos. Os contras ficam por conta da falta de vida social do jovem, a (não) prática de passeios e esportes ao ar livre e o vício. Todos sabemos que vício gera abstinência e aí está o grande problema.

    Acho que uma boa conversa pra dosar a quantidade de horas "em jogo" seria de bom tom.

    ;)

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir