1 de julho de 2010

A inveja mata !

É considerada invejosa aquela pessoa que deseja exageradamente e prioriza os bens, posses, habilidades , status de outra pessoa.

Percebam que o invejoso tem uma forte antipatia pelo o que o outro tem, e isso é o que disfarça o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem.
Um sentimento egocêntrico e soberbo de querer ser mais ou melhor.

Incompetentes, limitados os invejosos ignoram e “não vêem” as suas bênçãos e habilidades. Aliás não ver (invedere) palavra de origem latina, com o tempo foi perdendo o sentido e começou a ser usada ao lado da palavra cobiça, no sentido que damos hoje ao ato de invejar...


Mas será que enquanto muitos se resguardam para não serem alvos da inveja, outros tantos não se exibem propositadamente?
Diante de uma vaidade cada vez mais cultuada, não só as celebridades, mas também os anônimos que sonham em se tornarem famosos, parecem até se ironicamente orgulharem de serem alvos da inveja. A cobiça que alimenta o ego de Narciso.

No entanto o invejoso, observador minucioso da vida alheia, é um inseguro, que oculta sua inferioridade com disfarces de “ares de superioridade”, e muitas vezes até de sarcasmo, menosprezo ou indiferença.

A necessidade destes seres muito bem é percebido nos homens públicos, políticos e profissionais que aspiram o poder na tentativa inconsciente ou não, de suprirem as carências talvez sofridas na infância.
Na ânsia de amenizar esse sentimento, o invejoso pode ainda ir além tecendo o invejado nas malhas da malidicência, da depreciação ou da difamação.


O ser humano, no entanto, tem aspectos singulares que diversificam a nossa espécie, como na própria natureza. A pequena e a grande árvore. Um pequeno e um grande pássaro. As estrelas, o céu, o dia e a noite. Tudo é necessário e se encaixa.
Ninguém é superior ou inferior a ninguém!
Nossa prioridade na vida, deveria ser o de melhorar a cada dia em nosso próprio benefício sem comparação, e isso é exemplificado em uma frase marcante do magnífico bailarino russo Mikhail Baryshnikov: “ Não tento dançar melhor do que ninguém, tento dançar melhor que eu mesmo”.

A maior demonstração de incompetência é a inveja”.


Silvana Giudice - Terapeuta e conselheira metafísica
Terapia de Imagens Visuais - Numerologia - Terapia de Vidas Passadas





por Silvana Giudice - silvanagiudice@hotmail.com
Lido 543 vezes, 21 votos positivos e 2 votos negativos.
Visite o Site do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário